quinta-feira, 8 de julho de 2010

Estudante parte para olimpíada



Pernambucano, que estuda no Colégio GGE, é um dos cinco brasileiros que viajam amanhã para a Croácia


Ele tem apenas 16 anos, mas já está entre os cinco melhores estudantes de física do Brasil. Classificado para a Internacional Physics Olympiads - IphO, que acontece entre os dias 17 e 25 deste mês, o aluno Filipe Rudrigues de Almeida Lira, que estuda no Colégio GGE, em Boa Viagem, embarca amanhã com destino à Croácia, no Continente Europeu. Agora, o jovem irá testar seus conhecimentos com outros 400 estudantes do mundo. Filipe pretende trazer de volta na mala o título de campeão e a medalha de ouro, como o melhor do mundo. Torcida é que não falta. Familiares, professores e colegas pensam positivo. Filipe tem grandes chances. Afinal, ele já recebeu medalha de ouro pela participação nas Olimpíadas Brasileiras de Física no ano passado e na Olimpíada Pernambucana de Química deste ano. Em 2009, o estudante também foi aprovado no vestibular da Academia da Força Aérea (AFA).


Filipe Rudrigues de Almeida Lira vai testar seus conhecimentos em física com outros 400 estudantes de todo o planeta Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A/Press
Único estudante pernambucano a participar da competição internacional, Filipe viaja com outros quatro brasileiros (um cearense e três paulistas). "Nesse último semestre estudei bastante para as olimpíadas, para qual já venho me preparando há mais de um ano e meio. Espero que dê tudo certo e que eu volte com a medalha", disse ontem à tarde o estudante do GGE. Segundo o jovem, que presta vestibular este ano, a partir de agosto, quando voltar da Croácia, irá intensificar os estudos para o exame no fim do ano. "Irei dar um gás maior no próximo mês, pois só tenho me dedicado mais à física", comentou. Filipe considera sua participação nas olimpíadas uma experiência importante. "Está sendo muito bom para o meu currículo, mesmo que não consiga trazer a medalha", observou o jovem, que prestará vestibular para área de ciências exatas.

A avaliação da Olimpíada Internacional de Física consiste de duas provas, uma experimental e outra teórica, com no mínimo um dia de intervalo entre elas. A prova teórica é composta de três problemas que abrangem pelo menos quatro matérias da física do ensino médio. Já a prova experimental é composta por um ou dois problemas. Cada prova tem duração de 5 horas.

O Colégio GGE alcançou o resultado histórico de ser a única instituição de ensino no país a classificar alunos nos últimos quatro anos consecutivos para a IphO. Segundo o gestor do GGE das unidades Boa viagem e Domingos Ferreira, Geraldo de Faria, este resultado se dá, principalmente, pela qualidade do ensino e dos professores. "Procuramos oferecer, um ensino focado para quem deseja participar das olimpíadas, uma vez que essas competições exigem um nível de conhecimento mais elevado. Essas turmas fazem parte de uma estratégia de sucesso, já que todos os anos classificamos alunos nossos para representar o Brasil lá fora", diz. No ano passado, o aluno André Farias obteve a metalha de prata na 40ª Olimpíada Internacional de Física, que aconteceu em Mérida, no México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário