sexta-feira, 19 de março de 2010

Cidades pernambucanas comemoraram dia São José

Santo que tem um significado especial para os agricultores terá duas missas na Igreja Matriz de Abreu e lima


Esta sexta-feira (19) é Dia de São José. Um santo que tem um significado especial para os agricultores. Em custódia, por exemplo, no Sertão, durante toda esta semana, as orações se voltaram para um pedido: que venha chuva para abençoar a colheita. Afinal, daqui a três meses, tem que ter milho nas fogueiras!


Para o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, o importante é que nesta data o agricultor faça a sua parte. “Mesmo que a previsão não seja boa, é preciso que as sementes sejam plantadas. Nós distribuímos mais de dois milhões de sementes para cerca de cem mil trabalhadores. Então, plantem, porque há também políticas públicas que ajudam o agricultor casão ele perca mais de 50% da sua plantação”, explicou.

O santo é padroeiro da cidade de Abreu e Lima, onde será celebrada duas missas em sua homenagem na Igreja Matriz. A primeira acontece às 10h e a segunda, às 17h, sendo esta seguida por uma procissão em acompanhamento a três andores. Ambas serão celebradas pelo Dom Jorge Tobias. “É uma alegria para nós festejar a data deste santo que é tão popular entre os fiéis”, disse o diácono Reginaldo Rodrigues de Souza.

Além de Abreu e Lima, São José é padroeiro de mais vinte cidades na Zona da Mata Norte (Carpina), na Mata Sul (Amaraji, Água Preta, Chã Grande, Rio Formoso e São José da Coroa Grande), no Agreste (Angelim, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Capoeiras, Feira Nova, São Vicente Férrer, Surubim, Venturosa e Vertentes) e no Sertão (Bodocó, Custódia, Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário